quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como ajudar alguém que se corta ?



A automutiliação ou cutting vem a cada dia se aproximando de mais pessoas, esse fenômeno traz sofrimento não apenas para quem pratica cutting, mas também aos familiares e amigos de quem apresenta esse problema. A cada semana recebo mais mensagens de pais, professores e amigos de automutiladores querendo saber como podem ajuda-los, o ideal é que quem se automutila receba o apoio necessário de profissionais de saúde como psicólogo e médicos. 


Escute

Se alguém se mutila é provável que ela tenha algo a dizer, porém não sabe como e com quem se abrir. Se você se dispôs a ajudar, comece a fazer isso simplesmente ouvindo. Porém tenho que lembrar que ouvir não é dar conselhos, não é falar mais que o outro, não é fazer várias perguntas e definitivamente não é julgar. Ouvir é deixar que o outro fale do que está sentindo.
Ouvir nunca é uma tarefa fácil, e nesse caso é ainda mais complicado, pois de modo geral os automutiladores, falam coisas que em muitas vezes parecem incoerentes e sem sentido, mudam de assunto e se emudecem repentinamente, por isso é necessária muita paciência para conversar com eles.
[Nota da luna: Acredito que esse seja o passo primordial para que seu amigo, familiar, ou alguém que goste consiga parar, é extremamente difícil conseguir a confiança de quem pratica A.M então se você conseguiu, pesquise sobre o problema, procure psicólogos e ajude, mas de verdade, conheço muitos casos de pessoas que praticavam A.M que pioraram o quadro por quebra de confiança e julgamentos desnecessários.]


Ensine a se expressar de outras formas


A automutilação é sobre tudo uma tentativa de comunicar um sofrimento, é um grito amordaçado que ninguém ouve. Pessoas que costumam se cortar tendem a diminuir a incidência desse comportamento quando passam a praticar alguma forma de arte:

  • Teatro 
  • Desenho 
  • Pintura 
  • Literatura 
A escrita, por ser a mais fácil de praticar e não precisar de exposição é a mais praticada por quem sofre deste transtorno. Orientar a pessoa a ter um diário onde ela possa desabafar e expor os seus sentimentos pode trazer grande alivio.

[Nota da luna: O teatro me ajudou muito, e a escrita também, no começo escrevia as vezes, mas no fim se tornou uma grande aliada, o teatro além de encher meu ego leonino rs é uma válvula de escape, esqueço dos problemas quando estou no palco.]

Ensine a controlar os impulsos autoagressivos
Existem alguns exercícios desenvolvidos especialmente para fazer com que a pessoa tire uma determinada ideia do campo consciente da mente são técnicas simples e eficientes que você mesmo pode aprender e ensinar a quem sofre de qualquer problema de automutilação.

[Nota da luna: Não conheço nenhum e prometo fazer um post sobre :)]

Conheça os conflitos dela

É provável que o automutilador possua diversos conflitos e problemas com os quais ela não consiga lidar:

  • Bullying 
  • Problemas com os pais 
  • Questões de identidade 
  • Problemas de família 

E tantas outras dificuldades que uma pessoa possa ter. Esses problemas podem ser enormes para ela, mas podem ser de solução fácil para você. Outros conflitos podem depender da mudança de comportamento de diferentes pessoas, o que pode ser mais difícil resolver. Difícil, mas não impossível.

Ajude a lidar com os pais

Em muitos casos, o indivíduo se corta como se a pele simboliza-se uma ligação com uma mãe/pai que nunca o deixa ir (crescer). Existem casos ainda em que o paciente acredita que o seu corpo não lhe pertence, pertence na verdade a mãe (mais comum em casos de transtornos psiquiátricos graves). O que quero ilustrar é que em casos de automutilação a relação da pessoa com a sua mãe, pai ou responsável é sempre diferenciada (para não dizer problemática). É bem comum que os pais de pessoas que se automutilam sejam super protetores e intrusivos, que dificultam ou impedem que seus filhos se tornem seres independentes e donos de suas vidas. Dessa forma, dar subsídios para que a pessoa aprenda a lidar melhor com os seus pais é de grande ajuda. No caso se você é a mãe ou pai, repense a forma como lida com o seu filho (a).


A possibilidade de essa pessoa ter outros transtornos mentais associados (depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno de personalidade borderline, esquizofrenia) é grande por isso é importante que um especialista cuide do caso.


[Nota da luna: Esse texto me chamou atenção mas a impessoalidade me incomodou, fiz pequenas notas para expressar minha opinião, espero que não se ofendam, pretendo fazer post's mais específicos e sabemos que essa só é a ponta do iceberg, espero muito que o blog os ajude, e uma dica comece hoje se caderno e escreva como se sente, pode parecer bobo mas acredite deu certo comigo, pode dar certo com você]

Texto retirado de: http://www.psicologosp.com/2012/12/como-ajudar-alguem-que-se-corta.html


11 comentários :

  1. OláLuna, Minha prima está começando coma automutilação , ela pega grampos de cabelo e arranha os braços.ela diz se sentir aliviada, e pensa em se matar ! Me ajude pf estou desesperada :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OiLuana , hoje tive uma briga com minha mãe , não muito agradavel , depois de brigar com ela peguei uma faca , mas o meu irmão viu , eu ia me mata , não aguento mais minha familia dizendo oque eu devo fazer , ou slla , por favor me ajuda :'(

      Excluir
  2. Oi, Meninas, a dor alivia sim, mas com o tempo só agrava o quadro, é como se você colocasse toda dor emocional na física, recomendo muito conversar com alguém de confiança, e psicólogos ajudam muito, cada pessoa tem a sua vivência é importante saber a origem disso, desejo que sua prima e você Erica melhore, muita força <3

    ResponderExcluir
  3. Oi minha irmã tem 12 anos, e ela quer muito ser independente de sua vida, nao conversa com ninguém da família, ja faz 1 ano que ela começou com automutilações nos braços e nas pernas e agt so descobriu agr, estamos todos desesperados nao sabemos oq fazer, ela sempre diz quer vai se matar, precisamos de sua ajuda

    ResponderExcluir
  4. Oi minha irmã tem 12 anos, e ela quer muito ser independente de sua vida, nao conversa com ninguém da família, ja faz 1 ano que ela começou com automutilações nos braços e nas pernas e agt so descobriu agr, estamos todos desesperados nao sabemos oq fazer, ela sempre diz quer vai se matar, precisamos de sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, geralmente pessoas que se auto-mutilam não querem se matar, querem aliviar a dor emocional com a fisica, mas eu não sou especialista, converse com ela, e com calma sugira um psicologo ajuda muito, te desejo muita força, mostre o blog pra ela talvez ajude.

      Excluir
    2. Esse mito de que quem se auto mutila nao se quer matar é mentira... eu me auto mutilo à 1ano e meio, ninguem desconfia, ninguem me apoia, cada vez mais eu tenho vontade de morrer so ainda nao o fiz por nao ter tido ainda coragem de deixar minha princesa pequenina sozinha nesse mundo cruel, me automutilar é uma forma de me ir aliviando, pra ir adiando um pouco a hora de eu voar porque ainda tenho muito que ensinar pra ela e eu quabdo for quero ir descansada que ela vai no bom caminho e que nao segue as minhas pisadas.

      Excluir
  5. Oi eu tenho 15 ano e mim auto mutilo já faz 2 anos ñ consigo mas parar. Tudo começou quando tive uma discussão orivel com minha mãe eu só queria sumir a dor era muito grande e comecei a mim cortar aliviou bastante depois desse dia comecei a mim cortar por tudo até q meus pais discubriram minha mãe ficou louca queria mim levar ao médico etc mas meu pai nem se importou mandou minha mãe mim internar quando ele disse isso eu só tinha mas vontade de mim cortar aquele dia foi o pior dia da minha vida ele nunca ligou pra mim por isso q até hoje mim corto é como um alívio já tentei parar mas ñ consigo é mas forte q eu as vezes eu paro e penso o q adianta? Ñ adianta nada nada mas é um aliviou.

    ResponderExcluir
  6. Mi ajuda mi chama no zap 77 81409553

    ResponderExcluir
  7. eu pressiso muito de ajuda chama la no zap eu tabem 08381897190😥

    ResponderExcluir
  8. min ajuda pressiso de ajuda chama no zap 08381897190

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...